Topo_site_laura.jpg
 
Conheça os diferentes tipos de hospedagens

 

16 de setembro de 2020

Oie, tudo bem por aí?! O post de hoje vai esclarecer todas as dúvidas sobre os vários tipos de hospedagem. Assim você saberá quais as vantagens e destavantagens e como escolher a melhorar para a sua família.

 

O mercado, no Brasil e no mundo, oferece diversos tipos de hospedagem e agora você terá um guia completo com definição de cada uma delas, vantagens e desvantagens além de recomedações para os melhores tipos de viagens e viajantes.

 

Primeiro vamos conhecer o principais tipos de hospedagens:

Hotel

Resort

Pousada

Airbnb

Hostel

B&B

 

Agora que já sabemos quais são os tipos de hospedagens, vamos as definições, vantages, desvantages e recomedações.

 

Hotel

Esse tipo de hospedagem é a mais conhecida e usada pela maioria dos turistas em suas viagens, mas existem características particulares que o diferenciam das demais opções.

 

Por definição hotel é um estabelecimento que provê alojamento, refeições, entretenimento e outros serviços para o público.

Hotel_localização.jpg

Localização, conforto e segurança são as principais vantagens de um hotel

As vantagens do hotel

A principal caractérica dos hotéis que quero destacar é a grande demanda que por consequência oferece boa localização. Essa é grande vantagem desse tipo de hospedagem: o fácil acesso ou proximidade a pontos turísticos.

 

Outra vantagem dos hotéis são os serviços oferecidos. Esse tipo de hospedagem garante mordomias que todo mundo precisa e merece durante a viagem: camas arrumadas, banheiros limpos, toalhas trocadas, café da manhã, academia, entre outros.

 

As desvantagens do hotel

O hotel é sempre minha primeira opção na hora de viajar, acredito que a oferta, localização, segurança acabam compensando quando se pensa no valor. 

 

Uma diária, para famílias e por longos perídos podem não compensar na hora de definir o orçamento da viagem. Por isso na quando escolher esse tipo de viagem é importante levar todos esses pontos em consideração.

 

Quando escolher um hotel para se hospedar na sua viagem

Esse tipo de hospedagem se torna a melhor opção quando a viagem é turistica. Lembrando que quando está em uma cidade para conhece-la pouco tempo se passa no quarto ou nas dependências do hotel.

 

Dê preferência para hospedagens curtas, de até 3 dias, assim poderá escolher um que atenda suas necessidades aproveitando da boa localização.

 

Perfil do hóspede de hotel

Por causa da grande oferta, os hotéis são tipos de hospedagem escolhida por vários tipos de viajantes. O mais comum é por casais e famílias com até três pessoas, por garantir segurança e conforto. A maioria, inclusive oferece hospedagem gratuita para crianças até 12 anos de idade.

 

Dica de ouro:

Na hora de fazer sua reserva no hotel, ou até mesmo no check-in pergunte sobre a disponibilidade de quartos conjugados.

 

Não deixe de conferir esse outro post só com dicas para escolher melhor seu hotel.

Resort

Podemos dizer que esse tipo de hospedagem é uma das mais desejadas pelos viajantes.

 

São os famosos hotéis de luxo que oferecem tudo incluso na diária: lindas estruturas, serviços de primeira, diversão, conforto, alimentação e bebidas. Verdadeiros centros recreativos para férias.

resort_estrutura.jpg

Tudo em um lugar só, essa é a principal vantagem do resort

Vantagens do Resort

Neste tipo de hospedagem a maior vantagem é concentração de serviços. Com o sistema conhecido como all inclusive, os resorts oferecem estruturas para se aproveitar as férias em um mesmo lugar, tudo claro, com muito conforto e vantagens.

 

Um dos pontos que mais encantam os hóspedes é a estrutura do lugar. São grandes espaços, normalmente em praias, ou parques temáticos, que contam com monitores e atrações para todas as idades.

 

Outro destaque positivo do resort é o sistema de alimentação oferecido: além de todas as refeições principais, a diária cobre bebidas e lanches intermediários.

 

Desvantagens do Resort

Destaco aqui dois pontos que podem pesar negativamente na hora de escolher esse tipo de hospedagem: a localização e o preço.

 

Claro que todo essa mordomia e serviços não são baratos e podem pesar ainda mais no orçamento da viagem quando se pensa na localização que normalmente é em lugar afastado dos grandes centros. Isso vai gerar custo adicional de transporte aéreo e as vezes de translado.

 

Quando escolher um resort para se hospedar na sua viagem

Esse tipo de hospedagem deve ser escolhida - levando em consideração as desvantagens - em datas especiais como por exemplo lua de mel, datas comemorativas ou pequenos perídos de férias em família.

 

Perfil do hospede de Resort

Esse tipo de hospedagem é o preferido por casais (existem empreendimentos que não permitem a entrada de menores de idade) e também por famílias com crianças pequenas (por causa dos monitores e atrações especificas pra cada faixa etária).

 

Pousada

Esse tipo de hospedagem é definida como um mini hotel, com construções de no máximo 3 andares.  Normalmente no interior ou em praias.

 

As pousadas, quase sempre, oferecem pouco estrutura, em chalés ou pequenos quartos. Porém hoje o mercado já oferece opções luxuosas, com preços comparáveis aos de resort.

Pousada_natureza.JPG

Uma experiência com muito contado com a natureza, nas pousadas

Vantagens da Pousada

Por se encontrar em locais com muito natureza, na praia ou inteior, esse tipo de hospedagem oferece uma experiência mais naturalista, simples, de aventura (com trilhas, cachoeiras, grutas) e rural, com contato com animais.

 

Desvantagens da Pousada

Por oferecer uma estrutura menor, são poucos os serviços encontrados neste tipo de pousada: sem restaurantes (é comum um cozinha para servir o café da manhã) ou acamedias, por exemplo. 

 

Quando escolher uma pousada para sua viagem

Essa é uma opção para as famílias e viajantes com espírtio aventureiros. A pousada pode ser ótima para mais dias de viagens na praia ou no interior.

 

Perfil do hospede de Pousada

Acredito que esse seja o tipo de hospedagem com o perfil tão variado quanto de hotel, viajantes sozinhos, casais, famílias e grupos se beneficiam nas diárias em uma pousada.

 

Airbnb

Quando se fala em tipo de hospedagem essa com certeza é a opção mais nova no mercado. O aplicativo criado em 2008 faz a ponte entre quem tem casas ou apartamentos para alugar com os hóspedes.

 

Airbnb_grande.jpg

Quando o assunto é economia, o Airbnb é a melhor opção de hospedagem

Vantagens do Airbnb

Neste tipo de hospedagem quero destacar outros pontos, além do tradicional preço mais em conta. Ficar hospedado em um airbnb vai oferecer uma experiência quase que de um local para o turísta, vivendo em área residencial,  interagindo com vizinhos, fazendo compras no mercadinho da esquina.

 

Preparar sua própria refeição também é outra vantagem. Além de mais barato é mais seguro para famílias com bebes, ou com restrições alimentares. O airbnb também garante espaço, privacidade e conforto para muitos hóspedes na mesma casa.

 

Desvantagens do Airbnb

Esqueça as mordomias de um hotel ou resort. Neste tipo de hospedagem o trabalho com arrumação dos quartos, limpeza dos banheiros e preparo das refeições terá que ser dividido entre todos. Nada de serviço de quarto, ou de praia, toalhas limpas a disposição ou garçom pra servir.

 

Quando escolher um Airbnb para sua viagem

A melhor hora para definir esse tipo de hospedagem como a ideal para suas férias é quando são muitos dias. Você pode escolher a localização de acordo com seu roteiro de viagem e vai economizar no valor da diária, no transporte e na alimentação.

 

Perfil do hospede do Airbnb

Os grandes grupos são os favorecidos neste tipo de hospedagem: uma família, ou grupo de amigos podem dividir as despesas e as tarefas. Não esqueça de estabelecer esse detalhe antes mesmo de viajar, afinal férias são sinônimo de diversão, não de brigas.

 

Hostel

Esse tipo de hospedagem talvez você conheça pelo nome de albergue, ou seja, um lugar no qual se compartilha quartos e banheiros com outros hóspedes.

hostel.jpeg

O Hostel é perfeito para quem quer compartilhar expêriencias com outros turistas

Vantagens do Hostel

Aqui com certeza o preço também é o maior atrativo deste tipo de hospedagem, com a diferença entre um Airbnb, por exemplo, que a troca de experiência e convivência é feita com turístas desconhecidos e de várias nacionalidades. Não há dúvidas do ganho pessoal que se adquire com uma viagem dessas.

 

Desvantagens do Hostel

Neste tipo de hospedagem a maior desvantagem é a falta de privacidade e também a segurança. É importante ficar atento as avaliações de usuários para garantir uma viagem sem imprevistos negativos.

 

Quando escolher um Hostel para sua viagem

Com certeza essa hospedagem deve ser opção para viagens de intercâmbio ou quando se busca expêriencia de vida em outras cidades.

 

Perfil do hospede de Hostel

Jovens, adolescentes ou turistas que viajam sozinho ou em estilo mochilão vão aproveitar mais a interção oferecida por esse tipo de hospedagem. O Hostel pode ser uma boa opção para quem tem medo ou não gosta de viajar sozinho.

 

B&B

O Bed and Breakfast como a própria expressão sugere é o tipo de hospedagem que oferece uma cama e café da manhã. Normalmente oferecido por famílias que possuem quartos vagos na casa.

b&b.jpg

B&B uma cama e café da manhã na hospedagem

Vantagens do B&B

Interação com a família local, preço e localização são as principais vantagens deste tipo de hospedagem.

 

Desvantagens do B&B

O fato de estar hospedado na casa de alguém (e com o dono) pode gerar falta de privacidade e conflitos de culturas e costumes.

 

Quando escolher o B&B para sua viagem

Em viagens longas na qual se tem um baixo orçamento reservado para hospedagem.

 

Perfil do hospede de B&B

Pessoas que viajam sozinhos, que gostam de intereção e imersão total na cultura do país que está visitando.

 

Esses são os principais tipos de hospedagens oferecidos no mercado de turismo. Vou deixar dois links abaixo, um sobre a previsão de recuperação do setor no cenário de pandemia e outro do meu perfil no Instagram, caso tenha ficado alguma dúvida, vou adorar ajudar (só mandar uma DM).

 

_____________________________________________________________________________________________________