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Jet lag: o que é e como amenizar

26 de novembro de 2019

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Cara de jet lag. Hahaha!

 

Viajar de avião é top, mas o mal-estar causado pela troca do fuso horário em viagens longas não é legal.

 

Esse desconforto físico é o famoso “jet lag”: que podem causar alterações no sono, irritabilidade, mal-estar, enjoo e até dores de cabeça.

 

Sintomas causados pela mudança do fuso horário. Um verdadeiro “perrengue chique”, porque só quem faz longas viagens de avião pode sofrer com isso.

 

Minha experiência

Confesso que não tenho os terríveis sintomas, como enjoos e dores de cabeça. Mas com certeza meu sono fica alterado e é bem provável que eu fique irritada por conta disso.

 

Normalmente, durante o voo, não consigo dormir bem – coisa de classe econômica. Isso acontece mais na ida, por conta da ansiedade de chegar ao destino.

Então, prefiro não marcar nada importante no roteiro para o dia da chegada. Gosto mesmo de fazer o check-in no hotel com calma, tomar uma ducha e dar uma volta pelas redondezas.

 

Mas quando o assunto é a volta pra casa eu relaxo: chego direto para matar saudade do meu chuveiro e depois da minha cama. Durmo quase que o dia todo. Acordo só pra comer mesmo, hehehe.

 

Dicas úteis para evitar ou amenizar os problemas jet lag:

Durma bem antes de viajar

Eu sei que ansiedade é grande, eu mesma acordo de hora em hora, com medo de perder o horário.

Tente seguir sua rotina normal de sono e, quem sabe incluir um chá de camomila e um banho morno para relaxar?!

 

Adapte-se ao horário local do destino

Essa dica é a que acho mais complicada. Mas se puder, dias antes da viagem,  faça pequenas mudanças no seu dia a dia.  Como por exemplo: dormir e acordar mais cedo, assim o relógio biológico já vai se acostumando.

 

Evite bebidas alcoólicas durante o voo.

Se você me conhece deve estar achando essa dica estranha... mas eu sempre busco o equilíbrio na vida.

Isso quer dizer que tomar uma ou duas tacinhas de vinho podem te ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade. Funciona para mim. Veja o que é melhor pra você.

 

Na minha 2º viagem internacional, com a 1º parada em Barcelona, meu voo foi péssimo. Isso porque exagerei no café, e claro, não consegui dormir. Nunca esquecerei a comissária de bordo e seu sotaque asiático: “Coffee, tea?” repetindo toda vez que passava pelo corredor.

 

Faça refeições leves

Essa vale para o dia anterior e para durante o voo. Além dos benefícios de uma alimentação saudável ninguém quer correr o risco ter um “piriri” durante a viagem.

Essa não é a hora de começar uma dieta maluca ou experimentar um alimento exótico.

 

Alterne períodos sentados e em pé no avião.

Lembre-se, de tempos em tempos, fazer um alongamento, coisa simples: esticando braços e pernas. Vale aquela ida ao banheiro ou pra bater um papo com os comissários.

 

Dica bônus

E, assim que entrar no avião ajuste seu relógio para o horário local do destino.

Pode parecer bobagem, mas ao fazer isso seu cérebro já vai se acostumando com o novo horário.

 

Com essas dicas simples o risco de sofrer tanto com os sintomas do jet lag será menor.

Daí é só aproveitar a viagem!

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