Topo_site_laura.jpg

Como planejar sua viagem internacional

 

05 de fevereiro de 2020

20180610_142933.jpg

Saiba como planejar sua viagem internacional

 

Oie, tudo bem por aí?!

 

Nós, a família Lima do Taboão da Serra, já realizamos três viagens internacionais (Europa) e estamos nos planejando para a quarta (será para os Estados Unidos, mas isso é assunto para outro post, ok?!) e, fazemos isso a cada dois anos.

 

Mas quero dividir com vocês como fazemos nosso planejamento de viagem e espero que nossas dicas possam te ajudar a realizar o sonho de fazer a primeira – de muitas – viagens pelo mundo.

 

Você pode começar indo aqui pertinho, para a Argentina, ou se aventurar do outro lado do globo, indo pra Austrália. Tudo depende dos seus sonhos, e para eles se realizarem só depende de você.

 

Lugar escolhido?! Então vamos as dicas de como fazer o planejamento da sua viagem internacional.

 

1 .Pesquisa

Eu adoro essa parte, do que eu costumo chamar de "plano de viagem".  E vou ser logo direto com você: converse com quem já viajou para o lugar, essa pessoa com certeza te dará as melhores dicas de viagem.

 

Com algumas informações e muitos planos em mente, o segundo passo é ir Google. É ele que vai me direcionar aos blogs, revistas e notícias sobre a cidade e país escolhido. É nesta hora que começa de fato o planejamento de viagem.

 

Não esqueça de anotar tudo que achar interessante sobre o lugar: restaurantes, dicas de hotéis, passeios, melhor época do ano para viajar.

 

Nós preferimos fazer nossas viagens internacionais entre junho e julho, assim aproveitamos temperaturas agradáveis e não pegamos altíssima temporada.

 

Depois de tanta pesquisa e anotações, chega a hora de começar a realizar o grande sonho da viagem internacional.

 

2. Passagem aérea

Gosto de dizer que esse é o passo mais importante na hora de se preparar para fazer uma viagem, principalmente internacional.

 

Infelizmente sabemos que os custos aéreos no Brasil ainda são altos, ainda mais para quem viaja em família. Mas não desanime e siga a minha melhor dica de viagem que já existiu: planejamento.

 

Aqui em casa começamos nossas pesquisas de valores de 8 a 10 meses de antecedência. Isso mesmo você não leu errado.  Parece muito, mas posso garantir que funciona.

 

Com esse tempo de antecedência podemos realmente comparar os preços das passagens aéreas em diversas companhias e sites.

E, por começarmos em setembro, outubro, podemos garantir até um verdadeiro desconto na época da Black Friday.

 

Tudo resolvido: hora de passar o cartão de crédito e dividir em no máximo 4 vezes, porque isso vai influenciar diretamente nas duas próximas duas dicas de como planejar sua viagem internacional.

 

Roteiro: cidades e passeios

Passado o susto com os valores das passagens, hora de voltar a curtir o seu roteiro de viagem.

 

Com datas de saída e de volta a sua cidade natal, você pode escolher quais cidades e passeios quer fazer.

Em nossas experiências comprovamos que incluir mais de uma cidade e até mesmo países no planejamento deixa a viagem mais completa e ainda mais especial.

 

Aqui é hora de sentar e definir como serão feitos os deslocamentos. Meu marido adora dirigir, então sempre alugamos um carro que nos dá mais liberdade. Mas deixo o alerta: coloque no papel todos os custos. Porque o aluguem e o combustíveis tem preços razoáveis , mas estacionamento de hotel é pesado e vagas de rua são cada vez mais raras, principalmente na Europa.

 

Outra dica importante para sua viagem é comprar os ingressos de pontos turísticos, atrações e shows no conforto do seu lar. Além de poder dividir o valor, você ainda economizará horas de fila. E, tempo é tudo para quem viaja.

 

E, na hora de planejar o pagamento, dividimos cada hospedagem em duas ou três vezes, no máximo. Assim pagamos a viagem toda antes mesmo de embarcarmos.

 

Agora vamos a nossa terceira dica para planejar seu roteiro de viagem.

 

3. Reserva de hotéis

Essa é minha parte favorita. Depois que resolvemos quantos dias vamos passar em cada cidade hora de escolher onde ficar.

 

Neste momento leve em conta alguns pontos: a localização, o tipo de hospedagem (hotel, hostel, airbn) e idade das pessoas em família.

Pode parecer bobagem, mas para quem viaja com adolescente, passar dias dividindo o mesmo espaço (quarto e banheiro) pode gerar estres na família.

 

Então, neste caso, pode ser melhor e mais confortável para todos, reservar uma casa ou apartamento. Com mais espaço a família terá mais liberdade.

 

Nossas últimas viagens foram em hotel, melhor opção para quem tem criança pequena, porque na maioria dos estabelecimentos a hospedagem não tem custo para os filhos até 12 anos.  

 

Neste passo do planejamento da viagem, devem faltar mais ou menos 4 meses para a tão sonhada data da primeira viagem internacional.

 

Se precisar, neste post do Instagram (link aqui em baixo) tem mais dicas de como escolher seu hotel ideal, levando em consideração alguns pontos. Vale a leitura.

4. Compra de moeda local

Especialistas e economistas recomendam: a melhor forma de economizar na hora de adquirir a moeda do país, é comprar em vários lotes.  Ou seja, reserve um valor mensal e todo mês compre o valor que cabe no orçamento. Assim, no final, você terá pago uma média.

 

Neste momento do roteiro também estipulamos um valor diário para os gastos com alimentação e transpote e algum extra (uma média de 100 euros por dia). O cartão de crédito fica para emergências ou aquele jantar especial em algum restaurante da moda.

 

Por isso que o planejamento de viagem é tão importante, e por esse motivo fazemos com tanta antecedência. Assim podemos dividir todos os gastos e quando chegamos em junho já estamos com todos os custos de viagem pagos.

 

Assim é que planejamos nossas viagens internacionais por aqui. Espero que as dicas te ajudem.

FamiliaUnidada.jpg

Família unida na hora de planejar e viajar

Dica bônus

Coloque todos os gastos acima no papel, veja como pode economizar no seu dia a dia e faça seu sonho caber no seu orçamento e virar realidade.

 

Afinal: viajar não é despesa é investimento e só te deixa mais rico!

_____________________________________________________________________________________________________