Topo_site_laura.jpg

______________________________________________________________________________________________________________

Bento Gonçalves – Enoturismo no Sul do País

 

BentoGonçalves.jpg

Encontrei meu lugar no mundo.

Bento Gonçalves é um município do Estado do Rio Grande do Sul, um charme de lugar, principalmente para quem gosta de vinhos. A região foi colonizada por alemães e há registros de que em 1825, um cidadão chegou ao local com uma carta de Dom Pedro I incentivando o cultivo da vinha, juntamente com as primeiras mudas. Mas em 1875 começaram a chegar os italianos, originando a Colônia de Dona Isabel, sede de um pequeno comércio no qual tropeiros faziam paradas para descanso. O que pode explicar a tradicional característica gastronômica encontrada na rota dos vinhos: rodízio de massas.

 

Nós, entretanto, chegamos em Bento no dia 27 de dezembro do ano passado (2016). Fizemos ótimos passeios, porém a vindima (época de colheita das uvas) ocorre do final de janeiro a final de março. Vale pesquisar as datas corretas de cada ano, acredito que as experiências serão ainda mais ricas (#ficaadica1). Foram 2 dias de passeios por algumas vinícolas da região e um dia pelo centro de Bento Gonçalves.

BentoGonçalves_centro.jpg

Parada obrigatória pra fotos

A primeira parada foi no coração desta simpática cidade do interior. Ainda decorada para o Natal a praça principal misturava o encanto natalino com a história local na “Via del Vino”. Flores, anjos e até uma fonte rosa para encanto dos turistas. Ideal para um sorvete ou um cafezinho, dependendo do clima que, nesta época do ano, pode sempre te pregar uma peça: não se deixe enganar quando acordar e ver o ‘tempo fechado’, pq com certeza o sol vai aparecer e fazer a temperatura subir (#ficaadica2).

 

Bom, vamos falar de vinhos.  No Vale dos Vinhedos, que além de Bento Gonçalves também reúne os municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul (Serra Gaúcha) existem várias vinícolas para visitação, cursos e degustações. Das produções locais e domésticas até as famosas e premiadas em roteiros de cultura, história e gastronomia sem sair do país. Algumas pelas quais passamos: Aurora, Salton, Miolo, Casa Valduga, Casa Madeira e Vinícola Legado.

 

Na belíssima fazenda da Casa Valduga conhecemos as parreiras centenárias em um ‘céu’ coberto de uvas ainda verdes para admiração de todos. A vinícola Valduga também nos proporciona uma linda vista do alto de um casarão das plantações locais.

Nossa escolha de passeio monitorado foi pela tradicional Vinícola Salton, fundada em 1910 pela família do imigrante italiano Antonio Domenico Salton. Entre vinhedos, tanques de fermentação, auto-claves, adega e até um labirinto, conhecemos a história da empresa e dos vinhos. Com direito a degustação do rotulo tomado pelos papas Francisco e Bento XVI, em suas visitas ao país: o vinho Talento, com garrafas e cálices em exposição.

BG_SABORES.jpg

Bento Gonçalves: um lugar, muitos sabores.

Na Vinícola Legado encontramos o espumante eleito o melhor do Brasil (Top Tem Expovinis Brasil, 2016). O “Gran Legado Brut Champenoise” foi o nosso escolhido para o brinde de ano novo: perfeito. Nas diversas lojas também encontramos acessórios para vinhos, taças, suco integral, geleias, produtos de beleza e até cervejas.

Sem querer dar uma de enóloga, mas entre os vinhos que provamos quero destacar mais três. O Casa Valduga Arte Tradicional Brut – leve e refrescante (uma boa pedida para o verão). O Espumante Garibaldi Moscatel – com sabor adocicado. E para fechar o Salton Poética Rosé – com finas borbulhas, brilhante e intenso. Quanto mais eu leio, ouço e aprendo sobre vinhos, mais se sobressai a máxima: vinho bom é aquele que você gosta (#ficadica3). Um brinde a vida!

 

 

Informações históricas

 http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/

http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/index.php

Vinícolas

https://www.salton.com.br/

http://www.casavalduga.com.br/a-vinicola/

http://www.granlegado.com.br/

 

BG_VINHO.jpg

A melhor lição sobre o assunto: o melhor vinho é aquele que te agrada